Seu Carro pode ser danificado por 8 Hábitos na direção.

Você sabia que os hábitos da sua direção podem afetar e prejudicar o funcionamento do seu carro? É isso mesmo, o modo como você dirige é muito importante para o seu veículo. Por isso, alguns pequenos erros cometidos na direção podem ser responsáveis por aquele problema que tem te dado tanta dor de cabeça. Ficou interessado? Então veja agora quais são esses costumes para mudá-los de vez.

Os hábitos na direção que prejudicam seu carro

1) Dirigir com a mão no câmbio

Esse é um hábito presente em muitos condutores, no entanto, a maioria não sabe quais problemas esse simples costume pode gerar. Manter a mão no câmbio enquanto dirige pressiona as peças responsáveis pelo engate de marchas, o que gera mais atrito e diminui a vida útil da caixa de câmbio. Portanto, se você possui esse costume, pare o mais rápido possível.

2) Arrancadas, acelerações e frenagem bruscas

Tudo em excesso faz mal, você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da sua vida. Ela também é verdadeira quando se trata de arrancadas, acelerações e frenagens. Exigir mais potência do que o necessário pode ser prejudicial ao seu veículo. Isso porque elas intensificam o uso do motor o que tem como consequência a diminuição da vida útil do mesmo.

Além disso, frenagens e acelerações bruscas podem aumentar o desgaste dos pneus, dos freios e dos amortecedores. Você ainda tem alguma dúvida de que esse hábito é desvantajoso para o seu carro?

3) Descansar o pé no pedal da embreagem

Essa mania é presente durante a sua direção? Pois saiba que hábito aparentemente inofensivo causa desgaste excessivo do rolamento, dos discos e das molas, ou seja, afeta todo o sistema e prejudica o desempenho do automóvel.

4) Passar pelas lombadas em diagonal

Esse é um dos hábitos mais comuns, principalmente para aqueles condutores que possuem carros rebaixados, isso porque eles pensam que o impacto será menor. Entretanto, é justamente o contrário. Esse costume pode gerar torção na carroceria do automóvel, o que causa desalinhamento, danifica os amortecedores e, até mesmo prejudica o sistema de direção.

5) Descer morros e serras com o veículo desengrenado

Ainda existe um mito sobre esse costume. Muitas pessoas acreditam que deslocar o veículo em ponto morto é muito vantajoso e traz economia. Contudo, essa ação superaquece os freios e desgasta mais rapidamente as suas pastilhas. Além disso, em carros de injeção eletrônica o consumo de combustível aumenta quando utilizado desengrenado.

6) Dirigir com o carro na reserva

É isso mesmo, dirigir com o carro na reserva faz parte dos hábitos que prejudicam o seu veículo. Como tanque de combustível em nível baixo garantir a lubrificação e arrefecimento do motor fica ainda mais difícil o que gera um superaquecimento e pode levar a queima da bomba de combustível.

7) Girar o volante com o carro parado

Esse costume sobrecarrega o sistema de direção, isso porque a força exercida é muito maior quando o carro está parado. Sendo assim, só gire o volantes quando o seu carro estiver em movimento, dessa forma você evita danos e gastos extras.

8) Dirigir com o carro desalinhado

Um carro desalinhado e desbalanceado aumenta drasticamente o desgaste dos pneus, o que sem dúvida é prejudicial para a estabilidade e segurança do seu veículo. Por isso, manter o seu carro balanceado e alinhado é essencial.

Além dos 8 hábitos citados, existem outros fatores que também podem prejudicar o seu carro, são eles:

  • Não executar as manutenções dentro dos prazos;
  • Lavar o carro com pouca frequência;
  • Não trocar o óleo;
  • Não substituir o líquido de arrefecimento.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer vender o seu Carro?
Veja como é Fácil e Rápido vender na Vemig

© Todos os direitos reservados. Vemig 2022.